Portal Alenquer

Petrobras recebe licença do Ibama para perfurar Margem Equatorial

Estatal diz que pesquisa exploratória deve começar “imediatamente”

Petrobras recebe licença do Ibama para perfurar Margem Equatorial

A Petrobras obteve nesta segunda-feira (20), licença do Ibama para iniciar a perfuração exploratória na Margem Equatorial, uma região no norte do país apontada como um "novo pré-sal" devido ao seu imenso potencial petrolífero.

A notícia impacta diretamente a Região Norte. O primeiro poço será perfurado em águas profundas do Amapá, a 175 quilômetros da costa e a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas. A sonda da Petrobras já está na área e a perfuração deve começar "imediatamente".

Segundo a estatal, esta fase inicial de pesquisa durará cerca de cinco meses e serve apenas para obter informações geológicas e avaliar o potencial da área. "Não há produção de petróleo nessa fase", informou a Petrobras em comunicado.

Obtenção do Licenciamento

O processo de licenciamento, que levou anos, envolveu diretamente o estado do pará.  A aprovação ocorreu após a realização de três audiências públicas e 65 reuniões técnicas setoriais em mais de 20 municípios, tanto no Pará quanto no Amapá.

Além disso, a estrutura de resposta a emergências, uma das principais exigências do órgão ambiental, inclui um centro de atendimento à fauna já existente em Belém (PA), que atuará em conjunto com uma nova base construída em Oiapoque (AP).

A Polêmica da Foz do Amazonas

A licença era aguardada com expectativa pelo setor de energia e pelo governo, mas é fortemente criticada por ambientalistas. Em maio de 2023, o Ibama havia negado este mesmo pedido, citando preocupações com a segurança ambiental.

O órgão ambiental afirmou que, desde a negativa, a Petrobras promoveu um "aprimoramento substancial" no projeto, especialmente na estrutura de resposta a emergências, o que permitiu a liberação.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, classificou a licença como "uma conquista da sociedade brasileira" e garantiu que a estatal comprovou "a robustez de toda a estrutura de proteção ao meio ambiente".

Por que a área é tão importante?

A Margem Equatorial ganhou fama após descobertas gigantescas de petróleo nas costas da Guiana e do Suriname. A expectativa é que o lado brasileiro, que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá, tenha potencial semelhante.

Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estima que a Bacia da Foz do Amazonas, sozinha, pode conter até 10 bilhões de barris de óleo, o que garantiria a autossuficiência energética do Brasil nas próximas décadas.


Com Informações da Agência Brasil


Comentários (0)

Você precisa estar logado para comentar.

Fazer Login

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!