A pavimentação em concreto da Rua Estrada do Gado, em Alenquer (PA), segue sem conclusão definitiva. A obra, iniciada em 2023 e executada pela IRS Empreendimentos (CNPJ 21.169.120/0001-97) sob contrato com a Prefeitura Municipal, enfrentou falhas técnicas e atrasos.

Com  400 metros de extensão, a o trecho compreende entre a Rua João Ferreira até o beco São Francisco , proximo a escola Maria Barreto Vinhote.

Em dezembro de 2024, a Prefeitura anunciou a conclusão da primeira etapa, mas logo surgiram imperfeições no pavimento, como trincas e desníveis. A partir disso, os serviços foram suspensos para refazer parte do concreto e corrigir falhas na base.

Prefeitura não recebeu a obra e exige correções

Em entrevista por telefone ao Portal Alenquer, a secretária municipal de Infraestrutura, Jussara Garcia, informou que a Prefeitura ainda não recebeu oficialmente a obra, justamente por ter identificado problemas de execução.

“Foram constatadas imperfeições e a Prefeitura não recebeu a obra por conta disso. A empresa está executando as correções e parte do trecho já foi recuperada. Essa área está passando pelo período de cura do concreto antes da liberação parcial”, afirmou Jussara Garcia.

Ela também destacou que toda a estrutura de drenagem pluvial está intacta e funcionando perfeitamente, e que as erosões ocorreram apenas em pontos específicos, os quais já estão sendo restaurados.

Empresa promete entrega até o final de dezembro

O responsável técnico da IRS Empreendimentos informou à reportagem que a previsão de entrega total da obra é até o final de dezembro de 2025.

“As falhas foram pontuais e estão sendo corrigidas. Toda a rede de escoamento pluvial está preservada, e a parte estrutural da obra segue dentro dos padrões. O que estamos fazendo agora é o reparo localizado e o acompanhamento da cura do concreto antes da liberação total”, explicou.

Atualmente, parte da via segue interditada, justamente para garantir o tempo necessário de cura do material e evitar novos danos.

Situação verificada in loco

A equipe do Portal Alenquer visitou o local e confirmou que parte do trecho já foi recuperada, mas ainda há áreas que precisam de correção. Em alguns pontos, observa-se indício de recalque do solo, reforçando a necessidade de acompanhamento técnico contínuo para garantir a durabilidade do pavimento.

📌 Expectativa e fiscalização

Não localizamos mais a placa da Obra no local onde poderiamos verificar o valor do contrato entre o município e a IRS Empreendimentos e o prazo inicial para entrega da obra.
De acordo com informações encontradas no Site da Prefeitura de Alenquer para efeito de pagamentos, esta declarado o pagamento de um pouco mais de 800 mil reais referentes as mediçoes da obra, não houve aditivos de prazo ou custo.

Com a promessa de entrega até o final de dezembro, moradores aguardam que as correções resolvam definitivamente os problemas e que a via seja entregue com qualidade e segurança — um passo esperado no fortalecimento da infraestrutura da cidade.