Após solicitação de informações feita pelo Portal Alenquer, a Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (SECIR) respondeu por meio de uma publicação oficial detalhando o andamento das obras de abastecimento de água no município de Alenquer, no Baixo Amazonas. A iniciativa integra ações do Governo do Pará, com recursos do Governo Federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Rural).
De acordo com a SECIR, o projeto prevê a implantação de sistemas de abastecimento de água nas comunidades rurais de Curicaca, Mamia, Canaã e Novo Horizonte, beneficiando entre 45 e 50 famílias em cada localidade, o que representa aproximadamente 150 a 200 pessoas por comunidade. No total, até 800 moradores deverão ser atendidos.
As obras têm previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026. Até o momento, já foram realizadas etapas como demarcação e locação da obra, sondagem do terreno e a construção do canteiro de obras, que segue em andamento.
Segundo a Secretaria, no início de 2026 está prevista a perfuração dos poços, seguida da instalação da Estação de Tratamento de Água, etapa considerada fundamental para garantir a qualidade da água consumida pela população. Atualmente, muitos moradores dessas comunidades dependem de poços escavados manualmente, sem qualquer tipo de tratamento ou purificação da água.
O sistema a ser implantado será do tipo convencional compacto, no modelo chafariz, com capacidade para tratar ferro, bactérias e outras impurezas. Cada sistema contará com um reservatório de 10 mil litros, garantindo água adequada para o consumo humano.
Além de impactos diretos na saúde pública, a SECIR destaca que o projeto também deve melhorar o cotidiano das comunidades rurais que possuem escolas e beneficiar famílias que desenvolvem atividades produtivas domésticas, como pequenas hortas.
Após a conclusão das obras, os sistemas de abastecimento serão doados à Prefeitura de Alenquer, que ficará responsável pela guarda, operação e manutenção dos equipamentos.
O projeto de Alenquer foi aprovado no âmbito do Novo PAC Rural 2023, junto com iniciativas semelhantes em outros 16 municípios paraenses. Segundo a SECIR, atualmente 10 cidades já estão com obras iniciadas, enquanto outras sete seguem em fase de licitação. O investimento total nessas ações é de R$ 49,7 milhões, fruto de parceria entre o Governo do Pará e o Ministério das Cidades.
Ainda conforme a Secretaria, no último dia 10 de dezembro, novos projetos de abastecimento de água foram selecionados pelo Ministério das Cidades dentro do Novo PAC Rural 2025, garantindo R$ 57 milhões para a implantação de sistemas em 22 novos municípios do Pará.
Matéria produzida pelo Portal Alenquer, com base em resposta oficial da SECIR a solicitação da redação.
Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!