O evento organizado por Gabriel Valente, auto defensor da causa e sua mãe Patricia, apoiado pela Coordenação Municipal de Educação Especial da SEMED trás a comemoração ao dia da conscientização sobre a síndrome de Down e reuniu Professores, Alunos, coletivos e famílias com o intuito de sensibilizar a população pela causa e facilitar a troca de informações visando acabar com o preconceito.
O evento teve inicio as 08:30 da manhã na Praça Eloy Simões e percorreu em caminhada as ruas da cidade até o Ginásio Poliesportivo Otávio Proença de Moraes culminando com apresentações de Zumba e partida de Futsal.
Evento idealizado pelo Gabriel, desde o ano de 2017, que convida a sociedade a falar sobre Sindrome de Down.
Mas as atividades do organizadores nao ficam somente na caminhada, será apresentado ao Poder Executivo na próxima semana projeto de lei da política municipal da pessoa com deficiência para encaminhar à Câmara, o projeto de lei da política municipal da pessoa com deficiência; além de propor a assinatura do termo de compromisso para implantação do protocolo de atendimento em saúde da pessoa com síndrome de Down.
Cromossomo 21
A Síndrome de Down é uma condição genética que se caracteriza pela trissomia do cromossomo 21. No momento da divisão das células para a formação do bebê o cromossomo 21 se divide em 3 e não em 2 como é comum, fazendo com que a criança tenha 47 cromossomos em vez de 46.
A síndrome traz algumas características, como a hipotonia e a deficiência intelectual, mas o apoio multidisciplinar pode fazer com que a pessoa tenha uma vida regular e independente, participando com autonomia de todas as atividades da vida cotidiana.